Hoje é dia: 19 de maio, 2024

Sem susto: Com calor de 40ºC, veja dicas para não ter surpresa na conta de energia

O início da primavera chegou com calor recorde em Mato Grosso do Sul, ultrapassando os 40ºC em várias regiões. O aumento das temperaturas incide diretamente na conta de luz, que costuma vir mais cara nessa época.

O engenheiro eletricista da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Bruno Egues de Arruda, dá dicas de como utilizar o grande vilão da conta de energia no calor: o ar condicionado.

  • Utilizar umidificadores de ar para melhorar as trocas de calor, o princípio de funcionamento do ar-condicionado se dá pela retirada da umidade do ar, assim se o ar ficar seco o aparelho precisará trabalhar muito mais para refrigerar, além de causar desconforto com a baixa umidade, por isso é tão importante associar umidificadores e aparelhos de refrigeração;
  • Sempre que possível comprar equipamentos com tecnologia mais eficiente, como os condicionadores do tipo inverter e dual-inverter que gastam menos energia que os convencionais;
  • A forma e posição de instalação do aparelho influenciam muito no consumo, a condensadora, parte que fica do lado de fora, deve ficar em ambiente fresco, e com boa circulação de ar, de preferência no lado sul-deste da residência;

A gerente de serviços comerciais da Energisa, Helier Fioravante completa a lista de dicas para utilizar o aparelho sem comprometer o orçamento doméstico. “Recomenda-se também utilizar o ar condicionado na temperatura no 23º, manter o ambiente sempre fechado e programar para desligar, pelo menos 30 minutos antes de sair do ambiente”, destaca.

Geladeira

O Concen (Conselho de Consumidores na Área de Concessão da Energisa) alertou para a ‘explosão’ nas contas de energia e destacou que o consumidor deve ter atenção especial a geladeira, que é responsável por 40,25% do valor da fatura. “Evitar de abrir a geladeira várias vezes ao dia. Deixá-la na temperatura média e armazenar água gelada em térmicas, fora da geladeira, contribuem com a redução de consumo”, diz em nota.

Além disso, a geladeira deve ficar preferencialmente longe de fogões, fornos e outras fontes de calor, ou em um local onde o sol não incida diretamente.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais