Hoje é dia: 19 de maio, 2024

Nelsinho Trad conduz ações que visam o combate ao incêndio na região do Pantanal

Em sobrevoo que durou aproximadamente 30 minutos, o senador Nelsinho Trad (PSD), conduziu diligência externa de parlamentares na região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Relator da Comissão Temporária de Controle das Queimadas no Pantanal do Senado Federal, Nelsinho acompanhou a vistoria dos colegas senadores pelas áreas destruídas pelos incêndios florestais.

“Foi possível enxergar os incêndios e o baixo nível do Rio Paraguai, característica deste bioma”, disse Nelsinho, que após a diligência externa, conduziu debates sobre o assunto em evento realizado no Centro de Convenções, na cidade de Corumbá.

Defensor dos interesses da população sul-mato-grossense e protetor do meio ambiente, Nelsinho Trad demonstrou muita preocupação diante do cenário devastador que já destruiu 3,4 milhões de hectares – o equivalente a 23% da área total do Pantanal.

A primeira vistoria do Pantanal aconteceu em setembro, no Mato Grosso, e a segunda, no mês de outubro, em Mato Grosso do Sul. Ao final da segunda diligência externa, o presidente da Comissão, senador Wellington Fagundes (PL/MT), o relator Nelsinho Trad e as senadoras que também integram a Comissão Temporária do Pantanal: Simone Tebet e Soraya Thronicke se comprometeram em estudar mecanismos, com apoio de instituições especializadas e da sociedade em geral, para garantir a preservação do Pantanal, considerado o maior patrimônio da humanidade.

“Precisamos promover ações para premiar aqueles que fazem a lição de casa, não desmatam e precisam de investimentos. Foi importante a gente testemunhar essa situação com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do secretário de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, Almirante Rocha. Tivemos uma missão coroada de êxito”, destacou o senador sul-mato-grossense.

Após a conclusão das diligências, o senador disponibilizou as imagens para que a TV Senado divulgue para toda a população brasileira ter conhecimento da triste realidade que devasta o Pantanal.

Em seguida, Nelsinho Trad deu prosseguimento aos trabalhos por meio de reunião remota, com a participação de representantes do setor do turismo e do Instituto Homem Pantaneiro.

A Comissão Temporária do Pantanal no Senado também é composta pelos membros suplentes: Carlos Favaro, Esperidião Amim, Jayme Campos e Fabiano Contarato.

Destruição no Pantanal

Falta conscientização das pessoas porque mesmo que todas as autorizações de queimadas no Pantanal estejam suspensas desde o final de julho deste ano, ainda assim alguns fazendeiros insistem em colocar fogo em leiras.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, já alertou os produtores rurais de que o descumprimento da proibição das queimadas está sujeito a penalidades que variam de multas a suspensão da atividade do responsável pela fazenda.

Embora o Governo do Estado tenha tomado várias medidas para intensificar o combate aos focos de calor, cerca de 14% da área total do Pantanal foi queimada apenas em setembro deste ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já a área atingida no ano chega a quase 33 mil km², o que equivale à soma do território do Distrito Federal e de Alagoas.

Para tentar controlar a maior queimada da história de Mato Grosso do Sul, 90 homens brigadistas do Estado e 45 cedidos do Nordeste trabalham no combate aos incêndios. Além disso, os trabalhos contam com o empenho de dezenas de bombeiros, sendo 31 cedidos do Paraná, além de voluntários.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais