Hoje é dia: 19 de maio, 2024

Delei Pinheiro se orgulha de programa habitacional que vence prêmio nacional

Orgulho define exatamente o sentimento do candidato a vereador de Campo Grande, Delei Pinheiro (PSD), por fazer parte do Programa Ação Casa Pronta, anunciado como vencedor do prêmio nacional Selo de Mérito 2020, da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos da Habitação (ABC Brasil), na categoria Assistência Técnica.

Neste ano, o Prêmio Selo de Mérito teve 16 projetos inscritos para concorrer em diversas categorias. Este é o terceiro ano consecutivo que a Capital se destaca e recebe o primeiro lugar em uma das categorias premiadas.

De acordo com o funcionário público, ex-vereador de Campo Grande e atual candidato na disputa por uma vaga na Casa de Leis, Delei Pinheiro, o projeto da prefeitura está sendo finalizado no Bairro Bom Retiro e, antes mesmo da sua conclusão, já foi reconhecido nacionalmente.

“Quanto orgulho poder fazer parte dessa transformação! Vamos juntos trabalhar para que mais pessoas tenham acesso à moradia digna!”, garantiu Delei Pinheiro, ao considerar espetacular a notícia da premiação do programa.

Com a proposta de exercer um mandato participativo, o candidato a vereador quer trabalhar para que mais famílias possam ter a segurança jurídica de ter a sua moradia regularizada e estar, de fato, inserida na malha urbana de Campo Grande.

Quando o assunto é regularização fundiária, Delei Pinheiro discute o tema com propriedade porque há anos luta para garantir esse direito àqueles que moram em áreas irregulares e sem documentação.

É exatamente por se solidarizar com essas famílias que Delei se emociona ao ver um projeto que garantiu moradia digna e geração de renda para famílias removidas da Cidade de Deus ganhar o Prêmio Selo de Mérito 2020, que destaca programas e iniciativas das cidades na área da habitação.

Desenvolvido pela Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF) em parceria com a Fundação Social do Trabalho (Funsat) e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o Programa Ação Casa Pronta consiste na remoção de barracos da antiga favela Cidade de Deus.

As famílias retiradas da favela foram realocadas nos bairros Bom Retiro, Vespasiano Martins, Jardim Canguru e José Teruel. A obra começou no loteamento Bom Retiro, onde foram entregues casas de alvenaria.

As pessoas beneficiadas pelo programa também foram treinadas e capacitadas em diversas áreas da construção civil, tais como marcenaria, alvenaria, elétrica e encanamento. Os moradores também receberam cestas básicas e um salário.

Sonho da casa própria

Essas famílias não só realizaram o sonho da casa própria como tiveram a grande oportunidade de empregar todo amor, carinho e cuidado na construção da própria casa. Por fim, ainda saíram prontas para atuar no mercado de trabalho da construção civil.

O sofrimento de morar em barracos feitos de lona e restos de madeira deu lugar a felicidade de morar numa casa de alvenaria, confortável, segura do vento, livre de goteiras e protegida do frio e da chuva.

Até o momento 110 casas foram entregues por meio do Programa Ação Casa Pronta. Nos últimos quatro anos, foram entregues 622 residências em Campo Grande, sendo 260 no Residencial Rui Pimentel, 260 no Jardim Canguru e 90 no Bom Retiro, todas retomadas a partir de 2017. Desde 2012, o município não investia na construção de novas residências.

Atualmente, 1.490 unidades habitacionais estão em construção nos bairros Aero Rancho, Sírio Libanês, Jardim Inápolis, Portal das Laranjeiras, Jardim Mato Grosso e Residencial Armando Tibana.

Mais 328 casas estão previstas para serem entregues na Ação Casa Pronta – antiga Cidade de Deus –, com investimento de R$ 5 milhões, beneficiando 1,3 mil pessoas. A empresa responsável pela finalização das habitações foi contratada em junho deste ano, através de parceria firmada entre Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais