Hoje é dia: 19 de maio, 2024

Coronel David garante nomeação de escrivães e pede convocação de policiais penais

O deputado estadual Coronel David (sem partido) pediu ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira e ao diretor presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, a convocação de mais 412 remanescentes do último concurso público da Agepen para o curso de formação. Recentemente, o parlamentar garantiu a nomeação de 14 escrivães aprovados no concurso da Polícia Civil.

A garantia da segurança da população sempre foi um dos principais compromissos do deputado que entende que, para que isso seja possível, é preciso que haja reforço no efetivo, além de equipamentos e constante capacitação dos profissionais.

“Solicitei ao Governo, dentro de suas possibilidades e tendo ciência do grande déficit de efetivo existente na agência penitenciária do nosso Estado, um novo curso de formação aos 412 remanescentes ainda existentes do concurso da Agepen”, pontuou.

Ao formular o pedido, via indicação, Coronel David explicou que reconhece os esforços do Poder Executivo para a melhoria dos recursos humanos da Agepen, entretanto, ressaltou que a defasagem continua.

Conforme o deputado estadual, a defasagem de pessoal se justifica pelos inúmeros pedidos de aposentadorias dos funcionários públicos, das licenças médicas e até das exonerações. 

Ainda de acordo com o parlamentar, a convocação dos remanescentes para iniciar o curso de formação deve ser feita o mais rápido possível e, desta forma, o Estado estará se antecipando, evitando que o serviço realizado pelos policiais penais seja prejudicado pela falta de efetivo e garantindo maior segurança aos cidadãos.

“É algo que poderia melhorar sensivelmente a segurança pública em um setor que realmente precisa de efetivo para cumprir da melhor maneira possível a sua missão, dando segurança não só aos presos, mas principalmente para a sociedade”, justificou Coronel David. 

Essa não é a primeira vez que o deputado intervém para garantir um efetivo ideal na Agepen. Em julho deste ano, o parlamentar se reuniu com Reinaldo Azambuja para tratar sobre assuntos da Segurança Pública e, na ocasião, reforçou a necessidade da convocação dos policiais penais que já haviam passado pelo curso de formação. Em seguida, a nomeação de 253 alunos foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado.

Desde 2016, Coronel David trabalha em defesa dos aprovados no concurso da Agepen. Tanto é verdade que o parlamentar batalhou pela nomeação e posse de 438 candidatos e articulou junto ao Governo do Estado a convocação de mais 500 remanescentes. Agora, ele pede que outros 412 sejam chamados para participar do curso de formação. “Ainda estou na luta com os remanescentes. Até o fim”, enfatizou o deputado estadual.

Escrivães

Outra conquista assegurada por Coronel David para a Segurança Pública foi a convocação de escrivães aprovados em todas as fases do concurso público de Agente de Polícia Judiciária, que teve início em maio de 2017.

Ao todo, para ocupar as vagas remanescentes foram convocados 14 escrivães, sendo que nove já estão aprovados para o início do curso de formação. Os outros cinco foram convocados para entrega de documentos e, se aprovados nessa fase, também vão participar do curso de formação. Para o deputado, a convocação dos escrivães é mais uma vitória, fruto de um pedido atendido pelo governo Reinaldo Azambuja que demonstra preocupação em reforçar a Segurança Pública e garantir mais tranquilidade à população sul-mato-grossense.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais