Hoje é dia: 20 de setembro, 2024

Câmara lista medidas para melhorar o transporte público em Campo Grande

Os vereadores de Campo Grande acompanham de perto a situação do transporte coletivo urbano e cobram o implemento de medidas para evitar aglomerações no interior dos veículos e a consequente transmissão da Covid-19.

Os parlamentares intensificaram o trabalho de articulação, fazendo o papel de intermediador entre o Poder Executivo e o Consórcio Guaicurus, com a importante missão de implementar propostas efetivas para diminuir a lotação nos ônibus, já que o transporte público é considerado um ponto de estrangulamento para o avanço da propagação do coronavírus.

“Nem todos podem parar de trabalhar e ficar em isolamento, e por isso o transporte público está muito cheio, muito aglomerado. Não se pode pensar em lucro neste momento, e sim nas vidas. Temos que dar as melhores condições para quem precisa trabalhar. Essa é uma fala de todos os vereadores”, garantiu o presidente da Casa de Leis, Carlos Augusto Borges, o Carlão.

Num primeiro momento, a Câmara Municipal de Campo Grande encaminhou ofício para a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e para o Consórcio Guaicurus.

Após o encaminhamento do documento pedindo o aumento de ônibus em circulação, uma comissão de parlamentares fiscalizou os terminais Morenão, Júlio de Castilho, General Osório, Guaicurus, Nova Bahia, Aero Rancho e Hércules Maymone nos horários de pico para verificar a lotação no interior dos veículos.

Na ocasião, os parlamentares Beto Avelar, Camila Jara, Clodoilson Pires, Coronel Alírio Villasanti, Dr. Sandro Benites, Professor André Luis, Ronilço Guerreiro e Tiago Vargas formaram pequenas equipes para visitar todos os terminais.

Outro importante passo dado pelos parlamentares de Campo Grande foi o debate sobre o assunto. Durante a discussão, os vereadores listaram uma série de medidas que, se colocadas em prática, podem amenizar a lotação nos veículos do transporte coletivo urbano.

Contando com a participação do diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Janine Bruno, do presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, e do diretor-executivo da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Otávio Gomes Figueiró, a reunião resultou na elaboração de um documento que será entregue para o prefeito Marquinhos Trad.

“A Prefeitura e o Governo têm feito ações no sentido de criar mais vagas e de vacinar a população. Precisamos cuidar para que a doença não se espalhe rapidamente para que esses atos tenham efeito e possamos voltar o quanto antes à normalidade. Precisamos de mais ônibus não apenas nas linhas troncais, que vão de terminal a terminal, mas também nas linhas alimentadoras, que vão dos bairros aos terminais”, cobrou o vereador Carlão.

Dentre as medidas sugeridas pelos parlamentares está o escalonamento do horário do comércio, considerado fundamental para que se possa diminuir o fluxo de usuários e, consequentemente, a lotação dos ônibus.

A redução de 70% para 50% na lotação dos veículos e a melhora na higienização dos terminais e ônibus, com companhas educativas, também integram a lista de medidas.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais