Hoje é dia: 20 de setembro, 2024

Após repercussão nacional, secretário que fez piada com calcinha no rosto pede demissão

Nunca (mas nunca mesmo) duvide da capacidade do ser humano! Exemplo real de que não se deve duvidar da capacidade do ser humano é o caso do secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos de Coxim, Wilson José dos Santos, de 73 anos, que com o rosto coberto por uma calcinha, fez piada sobre o uso de máscara em plena pandemia em que milhões de pessoas já morrem em decorrência de complicações respiratórias causadas pelo novo coronavírus. O vergonhoso episódio ganhou repercussão nacional e, por não aguentar a pressão, secretário pediu demissão.

Pois bem, a polêmica genuinamente sul-mato-grossense aconteceu a 255 quilômetros de Campo Grande. Em vídeo amplamente divulgado em grupos de WhatsApp, o secretário aparece com uma calcinha no rosto dizendo que aquele era o novo sistema para evitar a Covid-19 e que ele se curou de tudo com o uso daquela máscara.

No vídeo o secretário aparece dizendo: “Boa tarde, meu povo de Coxim! Esse é o novo sistema para evitar o covid. Essa máscara aqui, quem tem coragem de usar, tem que usar 24h, tá, fica aí, ó, meu recado para o nosso povo, para o Brasil, para o mundo todo. Moro aqui em Coxim, estou com problema do covid, mas graças a Deus, estou bem bom agora, comecei a usar essa máscara de dois dias para cá, mas, de vez, acabou tudo, tudo. (…) ó o recado aí para o povo do Brasil, tchau, Brasil”.

E, enquanto Wilson fazia essa “brincadeira sem a menor graça”, sua esposa ria ao mesmo tempo em que registrada o episódio bizarro com a câmera de um aparelho celular.

Num primeiro momento, o vídeo circulou entre parentes, como irmãos do secretário e primos de sua esposa, mas pouco tempo depois as imagens vazaram e foram publicadas em redes sociais por pessoas que, indignadas, consideraram a brincadeira como sendo de cunho sexista, machistas e que simplesmente zombava da situação pandêmica em que vivemos.

Procurado para dar explicações, Wilson disse que fez uma brincadeira com a esposa, dentro da sua casa e que cada um interpreta do jeito que quiser. De forma irônica, também disse que estava pouco se lixando e que não se abalou com as críticas de quem se sentiu ofendido.

Não apenas a brincadeira de mau gosto, mas a reação às críticas demonstram claramente a falta de respeito do secretário com as mais de 1.900 pessoas infectadas em Coxim e às famílias dos mais de 40 mortos na cidade em decorrência da Covid-19.

Assim que tomou conhecimento da situação, o Ministério Público Estadual (MPE) protocolou requerimento em que pede que a Prefeitura de Coxim dê explicações sobre a postura do secretário municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos.

No documento, que também foi encaminhado para a Câmara Municipal, o MPE sugere ainda que Wilson seja convocado para dar explicações para todos os moradores de Coxim.

Demonstrando conivência com esse episódio vergonhoso, o prefeito Edilson Magro (DEM) perdoou Wilson. Por meio de nota, o administrador municipal justificou que o secretário mora em Coxim há 45 anos, é empresário, emprega pelo menos 50 pessoas, foi vereador, não teve a intenção de ferir ou denegrir ninguém e que ele continuaria no cargo por ser uma pessoa idônea e que desenvolve um ótimo trabalho frente à pasta.

Apesar de toda essa defesa descabida do prefeito Edilson, Wilson não aguentou a pressão decorrente da negativa repercussão do vídeo e pediu exoneração do cargo de secretário.

Sem dúvida, pedir para sair da administração municipal era o mínimo que Wilson poderia fazer. Por outro lado, não só os moradores de Coxim, mas de todo Mato Grosso do Sul, esperam seu pedido de sinceras desculpas, acompanhado do reconhecimento de que sua brincadeira foi desrespeitosa, inoportuna, inadequada e de extremo mau gosto.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais