Hoje é dia: 20 de setembro, 2024

Vice-governadora irá a Brasília tratar sobre programas de qualificação e primeiro emprego

A vice-governadora e secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, visitou, na tarde desta terça-feira (13), o superintendente regional do Ministério do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Anísio Tiago, para tratar sobre projetos de qualificação profissional e inserção de jovens no mercado. “Combinamos que vamos fazer agenda no início de fevereiro, no Ministério do Trabalho [em Brasília], para fazermos um trabalho conjunto, pois só assim vamos conseguir desenvolver projetos importantes para o Estado”, informou a vice-governadora.

A questão da mulher no mercado de trabalho também está na pauta de assuntos a serem tratados em Brasília. A inserção dos jovens no mercado também será alvo da atenção do governo, segundo Rose. “Temos que tratar sobre essa dificuldade de inserir os jovens no primeiro emprego. Vamos promover cursos de qualificação. Existem muitos projetos que são oferecidos, mas não tem demanda, precisamos rediscutir e promover um melhor aproveitamento da mão-de-obra no Estado”, pontuou Rose.

Parcerias

O Ministério do Trabalho possui projetos em parceria com o Estado. Este tema também foi tratado na reunião. Segundo Anísio Tiago, dois programas são considerados importantes como o de reciclagem do lixo [que institui o fim dos lixões] e o da economia solidária.

“Discutimos para continuar a parceria. O pessoal [nova equipe do governo] ainda está se inteirando, mas pretendemos estabelecer relacionamento com os novos gestores do Estado”, disse o superintendente.

Sobre a implantação de aterros sanitários e sistema de reciclagem de lixo, o superintendente explicou que apenas Campo Grande e mais cinco cidades do Estado têm projeto piloto, que o governo estadual vinha fazendo.

Outro programa que já existe, mas que pode ser ampliado é o da economia solidária, que ajuda as pessoas a desenvolverem suas habilidades (artesanato, por exemplo) e pequenos comerciantes a ampliarem seu negócio. Anísio explica que o projeto já está em andamento, mas a parceria com o Estado tem que continuar.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais