— Liguei para o plano e registrei uns dez protocolos (sobre o pedido de reembolso). Depois, eu fui mandando emails e eles nem respondiam. Aquilo foi me irritando… então, quando eu mandei email para a imprensa, eles me mandaram vários emails, respondendo a todos os protocolos. Eles me disseram que iriam reembolsar até sexta-feira passada (dia 17), mas isso não aconteceu. Isso é um absurdo. Um desrespeito. Somos segurados há mais de trinta anos — reclamou Hilton.
Maria Inês Dolci, coordenadora da Proteste, diz que a instituição de defesa do consumidor tem recebido muitas queixas sobre demora nos reembolsos:
— As pessoas têm que reclamar. Os consumidores que forem associados à Proteste podem reclamar conosco. Aqueles que não forem, aos órgãos de defesa do consumidor. O prazo contratual, geralmente, é de até 30 dias. Eles não podem descumprir com esse prazo. Mas o caminho correto, antes de ir para a Justiça, é ir aos órgãos de defesa do consumidor e à ANS, que tem como acompanhar e fiscalizar.
Em nota, a Unimed informou que o pedido de reembolso foi recebido em 15 de setembro, mas apenas no dia 10 de outubro foi enviada pela operadora ao banco. O pagamento, porém, retornou por inconsistências nos dados bancários informados. Segundo a operadora, no dia 14 deste mês, o cliente foi informado de que os dados bancários foram corrigidos, e o pagamento seria reenviado. Apenas no dia 22 a Unimed confirmou que o banco fez o reembolso.
Fonte: Jornal Extra