Hoje é dia: 20 de setembro, 2024

Saiba quais são os prazos das principais operadoras de saúde para reembolso de procedimentos

Por mais de um mês, o aposentado Hilton Leal, de 69 anos, esperou um reembolso de R$ 350 da Unimed Rio, referente a um sedativo que ele tomou durante um exame de colonoscopia, para detectar um tumor no intestino. A devolução do valor, solicitada no dia 15 do mês passado, só foi feita na quarta-feira passada, 37 dias depois. Casos como esse são cada vez mais comum, ampliando o leque de queixas contra as operadoras. Para tentar agilizar a restituição, o EXTRA lista as regras de cada operadora para os usuários

— Liguei para o plano e registrei uns dez protocolos (sobre o pedido de reembolso). Depois, eu fui mandando emails e eles nem respondiam. Aquilo foi me irritando… então, quando eu mandei email para a imprensa, eles me mandaram vários emails, respondendo a todos os protocolos. Eles me disseram que iriam reembolsar até sexta-feira passada (dia 17), mas isso não aconteceu. Isso é um absurdo. Um desrespeito. Somos segurados há mais de trinta anos — reclamou Hilton.

Maria Inês Dolci, coordenadora da Proteste, diz que a instituição de defesa do consumidor tem recebido muitas queixas sobre demora nos reembolsos:

— As pessoas têm que reclamar. Os consumidores que forem associados à Proteste podem reclamar conosco. Aqueles que não forem, aos órgãos de defesa do consumidor. O prazo contratual, geralmente, é de até 30 dias. Eles não podem descumprir com esse prazo. Mas o caminho correto, antes de ir para a Justiça, é ir aos órgãos de defesa do consumidor e à ANS, que tem como acompanhar e fiscalizar.

Em nota, a Unimed informou que o pedido de reembolso foi recebido em 15 de setembro, mas apenas no dia 10 de outubro foi enviada pela operadora ao banco. O pagamento, porém, retornou por inconsistências nos dados bancários informados. Segundo a operadora, no dia 14 deste mês, o cliente foi informado de que os dados bancários foram corrigidos, e o pagamento seria reenviado. Apenas no dia 22 a Unimed confirmou que o banco fez o reembolso.

Fonte: Jornal Extra

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