Hoje é dia: 20 de setembro, 2024

Prefeitura entregará plano de pagamento à Santa Casa para evitar suspensão

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desenvolve um plano previsto para ser enviado à Santa Casa de Campo Grande ainda nesta quinta-feira (24) para detalhar como acontecerá o pagamento de repasses atrasados ao hospital. O valor global que o governo municipal precisa pagar é de R$ 12.754.048,24, incluso aí dividendos de 2014. Somente de parcelas da contratualização, recursos que auxiliam Na manutenção da Santa Casa, há R$ 7,2 milhões, parcelas de junho a agosto.

Sem o dinheiro da manutenção em caixa, a unidade já deixou de pagar alguns fornecedores, que protestaram notas. O risco direto é que venha faltar medicamentos e outros insumos nas próximas semanas.

Outro problema que pode ser causado por conta desse atraso é o não pagamento de funcionários e terceirizados. De acordo com a diretoria da Santa Casa, nenhum atendimento precisou ser interrompido ainda.

O secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca, reuniu-se com o diretor-presidente da ABCG (Associação Beneficente Campo Grande), Wilson Teslenco, na manhã de quarta-feira (23) para esclarecer como serão os passos dados pela Sesau referente a repasse de recursos e foi explicitada uma proposta de realização de serviços dentro do contrato que o poder público quer firmar com o hospital.

“Foi (um encontro) muito produtivo. Houve vários avanços e explicamos nossas várias demandas. Estamos montando um plano de trabalho na assistência médica, com novo processo de protocolos e um núcleo interno de regulação”, defendeu Fonseca.

DATA PARA PAGAMENTO

Sobre quando o valor atrasado será pago, o secretário disse que pediu paciência à Santa Casa porque uma sindicância está em curso para verificar possível irregularidade no não pagamento de parcelas de contratualização, que no caso aconteceu na gestão de Gilmar Olarte (PP), prefeito afastado do cargo em agosto por suspeita de vários delitos, entre eles o de corrupção.

“O problema (atraso no pagamento) foi levado ao prefeito Alcides Bernal (PP). O que é de direito da Santa Casa será pago. Só precisamos do parecer da procuradoria jurídica sobre o procedimento em andamento”, ponderou o secretário de saúde.

A diretoria da Santa Casa, por meio da assessoria de imprensa, divulgou que aguarda receber o plano de pagamento e que tem estoque para manter o atendimento por mais um período, sem precisar até quando.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais