Hoje é dia: 20 de setembro, 2024

Planalto deve anunciar em fevereiro que micro e pequenas empresas terão crédito a juros mais baixos

Na tentativa de tirar o Brasil da recessão, a equipe econômica usará o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar o capital de giro de pequenas e microempresas. A proposta do governo é que esses empréstimos sejam corrigidos pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), que é de 7% ao ano – bem menor do que a taxa média de juro de capital de giro, que chegou a 25,7% em novembro – e tenham o aval de um fundo de 600 milhões de reais mantido pelo Sebrae. Essa reserva de segurança poderia garantir até 7,2 bilhões de reais de crédito.

A ideia deverá ser incluída no pacote que será anunciado no mês que vem para estimular a economia, que também terá uma ampliação do cartão BNDES e medidas de estímulo à exportação.

 

Esta semana, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, discutirão o assunto em Brasília.O governo quer estimular a expansão do cartão BNDES para os menores negócios. Segundo Afif, os bancos repassadores têm represado os recursos desse cartão, que serve para financiar investimentos e expansão das pequenas empresas.

 

As medidas, que serão anunciadas em fevereiro, também deverão incluir o uso de bancos públicos e do FGTS em linhas de crédito para a construção civil.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais