Hoje é dia: 20 de setembro, 2024

Governo de MS realizará estudo para desenvolvimento da cadeia da carne

O governo de Mato Grosso do Sul e a Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carnes do estado (Assocarnes) vão realizar um estudo conjunto para definir estratégias de investimentos para o desenvolvimento da cadeia produtiva do segmento.

A realização do estudo foi definida em uma reunião que ocorreu nesta terça-feira (31), entre o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o presidente da entidade, João Alberto Dias.

“Nossa intenção é melhorar o setor da carne como um todo, principalmente para o pequeno e médio empresário, desde o produtor, passando pelo frigorífico, pelo distribuidor até chegar ao consumidor”, explicou Dias, que representa um grupo de mais de 30 frigoríficos.

O presidente da Assocarnes diz que no encontro ficou definido que será criado um grupo para realizar o estudo, composto por técnicos da secretaria estadual de Fazenda (Sefaz) e da associação. Essa equipe vai receber as sugestões e analisar a viabilidade das propostas.

Segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2013, o mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o rebanho bovino do país, Mato Grosso do Sul ocupava nesta época a quarta posição no ranking nacional em número de animais, com 21 milhões de cabeças.

Além de um grande rebanho, o estado também é um dos líderes em número de abates de bovinos. Fechou 2014, conforme dados da Pesquisa Trimestral de Abates, também do IBGE, com 3,955 milhões de cabeças abatidas em seus frigoríficos, o segundo maior número do país para o ano, sendo superado apenas por Mato Grosso, com 5,352 milhões de cabeças.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais