Hoje é dia: 20 de setembro, 2024

Diretoria do Institito Mirim é investigada pelo MPE

Palco de guerra antiga entre o prefeito Gilmar Olarte (PP) e o ex-prefeito Alcides Bernal (PP), O Instituto Mirim de Campo Grande é novamente alvo de investigações. Dessa vez, o Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito para investigar a antiga diretoria do instituto, liga ao prefeito cassado.

A apuração é liderada pelo promotor Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, da 30ª Promotoria de Justiça de Patrimônio Público, e foi aberta nesta terça-feira (21).

De acordo com o inquérito, a apuração irá investigar “eventuais irregularidades na administração anterior à da atual diretoria do Instituto Mirim de Campo Grande”.

DIRETORIA

Em março, Gilmar Olarte enviou à Câmara de Campo Grande um projeto de lei para poder “retomar” o Instituto Mirim de Campo Grande, que foi desvinculado da prefeitura em 2011, na gestão do ex-prefeito Nelsinho Trad.

O objetivo do atual prefeito também era resgatar o controle da instituição de seu antecessor, Alcides Bernal, cujos aliados estão na diretoria da entidade e também pôr fim às turbulências no local, que chegou a enfrentar greve.

Alguns repasses, segundo a entidade, não eram feitos desde setembro, mas a situação se agravou em novembro, quando com o fim do convênio entre as partes, a prefeitura deixou de repassar os quase R$ 400 mil mensais. A administração municipal alegava que não fazia o repasse porque o convênio estava vencido desde 21 de novembro e o instituto pedia a renovação, que não era feita.

A disputa pelo Instituto Mirim, que fatura em média R$ 2,1 milhões por mês por meio de convênios com instituições públicas e privadas é o principal fator que tem motivado paralisações e protestos desde novembro do ano passado. De um lado, a direção do instituto, ligada a Bernal, tem acusado Olarte de não repassar verba, e de outro, o município, ainda que indiretamente, responsabiliza a atual gestão do Mirim pelas atuais turbulências que a instituição vem passando.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais