Hoje é dia: 20 de setembro, 2024

Carro usado: preços caem pela primeira vez em 21 meses

A retração de 0,47% num primeiro instante pode parecer discreta, mas acompanha a tendência de queda nas vendas de usados mostrada peça Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) no mês passado.

As vendas de abril caíram 13,5% em comparação a março, enquanto que no acumulado do 2022 as vendas estão 21,2% abaixo do mesmo período de 2021, ano marcado pelo recorde de vendas no setor.

Motivos para a retração

O mercado de automóveis viu a elevação dos preços atingir tanto os modelos novos como os usados durante a pandemia. O primeiro grupo sofreu com a escassez de componentes que impactou a produção de veículos e levou as fabricantes a alterar sua política de preços, elevando os valores.

Como consequência, o carro usado viu a sua procura subir, levando junto os preços. Em 2021 a valorização desse grupo de veículos foi de 22%.

A retração registrada nos preços e vendas no último mês incluem fatores como a guerra na Ucrânia, que trouxe impactos no preço do combustível, e o empobrecimento do brasileiro devido a inflação, com o salário não acompanhando o aumento registrado em vários setores, como alimentação, transportes e saúde.

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Sites Profissionais